Lord

MANAUS

Hotel e Eventos

Reserva On-Line
Faça agora sua reserva on-
line em Manaus - Amazonas

utilize o skype do Lord Manaus Hotel

Album de fotos

IdiomasbrasilespanholIngles 

Manaus Hotel

Mercado Municipal Adopho Lisboa

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais.

Inspirado no Mercado de Les Halles de Paris, foi o segundo mercado construído no Brasil, inaugurado em 1882. Em estilo Art Noveau, sua estrutura é em ferro fundido e vidros coloridos. Popularmente conhecido como mercadão, é a principal porta de entrada da produção pesqueira e rural do Estado.

O Mercado Municipal "Adolpho Lisboa", construído de frente para o Rio Negro, no período áureo da borracha, em estilo art noveau, foi oficialmente inaugurado em 1882.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais.

Em 1906, o prédio foi arrendado para a empresa inglesa Manáos Markets, responsável pela construção das principais fachadas da Rua dos Barés e pelos dois pavilhões laterais de ferro, destinados à venda de carne e peixes. O contrato foi rescindido em 1934 e o Mercado voltou à administração municipal.

Considerado um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais, em Manaus, o mercado passa por obras de restauro, que deverão estar finalizadas em meados de 2010.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Turismo - Manaustur, com recursos oriundos da Superintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa e chancela do Programa Monumenta - MinC e do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.

Endereço
Rua dos Barés, n° 46 - Centro - Cep 69.005-020
Manaus, AM